Pick up do Geleia Moderna – 2

Antes de mais nada, queridos, desculpem pelo atraso deste post, que deveria ter ido ao ar na sexta. Mas às vezes o urgente não deixa tempo para o importante e uma ida àquela cidade que amo tanto do outro lado da Ponte Aérea – somada, é claro, a mil outras coisas em que me meto – bagunçou um pouco minha frequência no Pitadinhas.

Mas valeu a pena esperar, garanto, porque este menino Jorge Lz tá sempre surpreendendo. Depois de garimpar uma dupla sueca para a estreia da Pick Up do Geleia Moderna (para conhecer o site do programa de rádio, clique aqui), agora me manda o link do AnneMarie, um sexteto que mostra que a Indonésia vai muito além de suas praias paradisíacas, de seus lagartões e das últimas tragédias tsunâmicas.

“É um grupo que faz um som simples e de belas harmonias”, diz o DJ, que pinçou o clipe de “Apple (suicide on your stereo set)”. “O vídeo é despretensioso, uma beleza!”

Eu não só concordo como  achei que o clipe tem uma beleza a mais. Já repararam na saia linda de abacaxis da menina? Uau! Como diria uma amiga minha, apertei a tecla “envy”…

******


O Ipod do Luiz Antônio Simas

Luiz Antônio Simas é outro garimpeiro. Sempre descobrindo a modernidade de sambas antigos e revelando gravações inéditas ou pouco conhecidas da nossa música em seu blog Histórias do Brasil (clique aqui, você não vai se arrepender). Recentemente me levou às lágrimas ao postar uma gravação de 1969, com a comunidade da Serrinha cantando ‘Heróis da liberdade”. O samba de Silas Oliveira ganhou a avenida pouco mais de dois meses depois de o AI-5 ser decretado. Ouvir as vozes do pessoal de Madureira me fez entender ainda mais a grandeza e a peculiaridade do Império Serrano. E ter a certeza de que sim, o povão também protestou contra a ditadura,  que não foi rejeitada apenas pela elite bem alimentada e bem estudada da Zona Sul.

Agora Simas saca do shuffle de seu Ipod este lindo samba de roda na voz ainda jovem de Fafá de Belém. “Filho da Bahia”, de Walter Queiroz, fez parte da trilha da novela “Gabriela, cravo e canela” (1975), que tem muito mais altos do que baixos. Suspirou? Isso já é o efeito-Simas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s