Tudo azul com Rubem Ludolf

Caixa de acrílico sem título, 1972 (40X40X10 cm)

Rubem Ludolf ganha o panorama que seu trabalho já merecia há anos na exposição “Obra reunida”, que a Caixa Cultural do Rio  inaugura hoje, às 19h. Alagoano radicado no Rio desde menino, o artista, de 78 anos,  foi um dos participantes do Grupo Frente – pedra fundamental do movimento neoconcreto. Ao longo dos anos, manteve-se fiel à pesquisa visual da geometria, da cor e dos truques óticos e séries matemáticas que dão a ilusão de movimento e volume em pinturas, desenhos e objetos,  caso da caixa de acrílico acima.

Sem título, guache sobre papel, 1958 (71 X 71 cm)

A  exposição foi dividida em três segmentos: a fase do Frente, bem geométrica, retrata o início da carreira do artista com trabalhos como o guache visto à esquerda; o período importante iniciado em 1963, em que Ludolf cria suas “Tramas” e flerta, bem de levinho, com a abstração informal;  por fim, o retorno à geometria, mas com nova roupagem, a partir de 1986. Com cerca de 90 trabalhos, “Obra reunida” é uma boa oportunidade para se ter uma compreensão global das transformações por que passou a  pintura a partir dos anos 1950, quando os artistas do Rio e de São Paulo mergulharam na utopia de um construtivismo à brasileira.

Ex-aluno de Ivan Serpa e sempre discreto na vida e na forma como conduziu sua carreira, Ludolf merece várias visitas nas galerias da Caixa.

4 thoughts on “Tudo azul com Rubem Ludolf

  1. Tenho em meu poder 3 telas do Ludolf da década 60/70, ele trabalhava no DNER junto com meu marido, e nos deu de presente de casamento de 1971. Gostaria de vender, pois fiquei viuva e não estou querendo ficar com muita coisa. Lieze Rodrigues

    Gostar

    1. Lu, tô adorando os seus comentários. Virei a noite escrevendo e não fui lá hoje, podemos ir juntas com a Gi, que tal? Eu e duas pintoras vendo o Rubem vai ser um luxo!

      Gostar

Deixe um comentário