Mais Herb & Dorothy

Mais um pouquinho do documentário sobre o casal Vogel (primeiro texto aqui), que formou uma das maiores coleções de Minimalismo e New Art dos Estados Unidos com salários de classe média baixa e morando num quarto-e-sala em Nova York. Neste trecho, eles vão a National Gallery ver como anda a catalogação das peças de seu acervo para uma exposição. Ao fundo, Dorothy mostra que não perdeu o traquejo da antiga atividade ao indexar tudo o que está ali para uma das curadoras da instituição.

Mas a hora do show fica mesmo por conta de Herb. Ao dar de cara com a primeira peça que comprou com a mulher numa mesa – uma obra de John Chamberlain feita de sucata, em 1962 – pede que ela fique em outra posição, para depois explicar o motivo de ter comprado a escultura: “É muito difícil fazer uma peça pequena que parece uma peça grande”.

O curioso é que, ao girá-la,  ele faz com que ela fique apoiada em dois eixos, tornando muito mais claro o que ele mesmo diz: com os apoios e um vão na parte inferior, dá para imaginar a peça de Chamberlain como um projeto de escultura monumental, para ser instalada em espaços públicos. Lembrei de Franz Weissmann, que usava singelos clipes de papel e pedaços de cartolina para projetar, apenas com cortes e dobras, as esculturas gigantescas que hoje estão em vários lugares do Rio. Com uma estante cheia destes projetinhos em seu ateliê em Ipanema,  Weissmann dizia que a praça pública cabia ali, no clipe que entortava diante de seu interlocutor.

Sabe tuuuudo este vovô Herb.

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