O sonho de Cassandra

O  vertiginoso balé de relâmpagos aí em cima  é uma animação feita pela americana Cassandra C.  Jones, artista incrível que conheci no cineminha de lençol do Leo Ayres.  Cassandra pesquisa as possibilidades de edição e reprodução de fotos e desenhos “roubados” da internet.  Fotógrafa que raramente fotografa, ela inventa suas imagens a partir do olhar alheio.

Em seu ateliê na Califórnia, ela maneja, sem qualquer cerimônia, de eclipses lunares a chefes de torcida adolescentes. Colecionadora de desenhos kitschs  e imagens da cultura pop americana, Cassandra cria com eles caleidoscópios que são ilusão à primeira vista. Flamingos dispostos em mandala podem formar a flor que você vê aqui ao lado (amplie para ver que legal). Este acúmulo barroco de padronagens é como uma boneca russa em moto-contínuo – imagens sempre revelando as imagens que contém. É, também, um barato lisérgico sem o risco de dependência química.

Na entrevista abaixo, dada para a repórter Xeni Jardin, do canal web Boing Boing, a artista fala deste roubo digital e diz que não se incomoda que as pessoas usem seus imensos painéis como papel de parede. Veja o vídeo até o fim para descobrir como inventar o voo de um ganso.

One thought on “O sonho de Cassandra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s