Hundertwasser em Botafogo

Um dos cartazes de Friedrich Hundertwasser expostos em Botafogo
A Casa Hundertwasser, em Viena
A Casa Hundertwasser, em Viena

Artista, performer, pensador, designer e sobretudo arquiteto, Friedrich Hundertwasser (1928-2000) é um dos maiores nomes das artes visuais da Áustria. Quem já foi a Viena certamente ficou fascinado com a Hundertwasser Haus, na esquina das ruas Löwengasse e Kegelgasse, casa concebida como um conjunto de habitações populares entre 1983 e 1986.  As cores e a lógica orgânica de sua arquitetura estão presentes na exposição de cartazes “Hundertwasser – O direito à criação, o direito aos sonhos”, que acaba de inaugurar o Espaço Cultural Baukrus, em Botafogo.

Olhar para a obra deste austríaco excêntrico e genial é entender um pouco dos caminhos da arquitetura contemporânea e mergulhar no baú de significados de um país que deu origem a Klimt e Kokoschka, mas também a algumas das propostas mais radicais de performance e arte conceitual do século XX. Hundertwasser, que Pierre Restany chamou de “O pintor-rei das cinco peles”,  conseguiu se infiltrar tanto na herança simbolista e art déco do século XIX quanto nas experiências mais ousadas de seus contemporâneos.

Aberto sem muito alarde, o Baukrus fica numa simpática casa amarela no número 15 da Rua Goethe e foi criado pelo curso de idiomas homônimo, que tem matriz no Jardim Botânico e filial na Barra. Dentro do espírito alemão, país que abrigou o raciocínio de “arte total” da Bauhaus, Baukrus quer dizer “curso em formação”. O espaço cultural é uma extensão, portanto, do projeto educacional da instituição. Além da exposição de Hundertwasser, está em cartaz uma mostra de gravuras de Fayga Ostrower. Há ainda teatro e atrações musiciais.

O Baukrus não abre nos feriados de amanhã e sexta, mas funciona na quinta, no sábado e no domingo. Uma boa pedida para quem vai “esticar” no Rio.

2 thoughts on “Hundertwasser em Botafogo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s