O holandês e o quebra-gelo

Em dia de Holanda, vamos a ela.

O crítico de arte Agnaldo Farias, curador da Bienal de São Paulo deste ano ao lado de Moacir dos Anjos, costuma dizer para seus alunos que uma boa de obra de arte tem que provocar um “Ah” de quem se põe diante dela. Nunca perguntei para o Agnaldo detalhes sobre este “Ah”, mas, na minha imaginação, ele é muito parecido com o que dei diante de “Nummer Acht”, vídeo do artista holandês Guido van der Werve.

Foi um “Ah” curto, seco, de estocada, entre o espanto e o júbilo, entre a surpresa e o encanto. Já dei este “Ah” outras vezes e nunca foi um “Ah” longo, aquele “Ahhhhhhhhhhh” que pode ser “Sim, entendi, entendi” ou um grande desapontamento.

Van der Werve, nascido em 1977, me inquieta pela imagem que produziu, mas também por me fazer especular sobre como conseguiu chegar até ela. Não deve ter sido fácil convencer marujos e autoridades do Pólo Norte de que ele poderia andar, despreocupada e pausadamente, na frente de um navio quebra-gelo.

Rever a imagem hoje mexeu ainda mais comigo, porque ela serviu de metáfora na nossa derrota para os conterrâneos do artista. O futebol também merece um “Ah” curto, quase suspiro entre o susto e o enamoramento.

Um “Ah” que o time de Dunga jamais nos deu.

Para vencer uma Copa, é preciso mais que um “Ah”: uma boa campanha gera uma sequência deles. Uma seleção campeã entra em campo como se fosse um navio quebra-gelo, mas também como o holandês, que anda tranquilo e destemido diante dele.

Vencer exige coragem, humildade diante dos adversários e persistência.

Sorte à Holanda na reta final da Copa. Ela merece.

One thought on “O holandês e o quebra-gelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s