Novo “plágio” de Matisse

O lançamento da logo da Copa de 2014 aponta para a segunda vez em que o esporte brasileiro plagia Matisse. Ou, para ser mais amena, se inspira fortemente na obra do pintor francês, sem, no entanto, lhe dar crédito. A primeira foi na campanha Rio 2007, em que os pássaros das colagens do artista eram arranjados em forma de ciranda, como o quadro “A dança”, juntando duas obras famosíssimas do pintor francês.
A logo do Rio 2007, também "inspirada" em Matisse

Agora, a taça é formada pelas formas marinhas de algas e plantas que estão em diversos trabalhos, inclusive na genial série “Jazz”. Mas foram retorcidas e se transformam em mãos. Ficou tenebroso…

Aposto que foi o mesmo estúdio de design… Ganhando dinheiro que passa por investimento público com outra cópia.  Ai, ai, ai…

Um caminho visual para argumentação
Pássaros em uma das serigrafias de Matisse. As aves foram arrumadas na forma de ciranda de...
... "A dança", famosíssimo quadro de 1910, hoje no acervo do museu russo Hermitage. Fusão para a logo de 2007
Repare na mão da figura em verde, da série "Jazz"...
... e nas formas vegetais da mesma série, a mais famosa de Matisse...
... e veja a forma que o próprio artista recorta para aplicar no papel. Qualquer semelhança com as mãos na taça de Brasil 2014... é mera coincidência?

14 thoughts on “Novo “plágio” de Matisse

  1. Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima. Continuo aguardando o texto do ‘Dr-Uma discussão infernal’ para poder saber se ele de fato é um PLÁGIO do meu texto ‘Até que a morte os separe’. Por favor, parem de esconder o texto. Não me deixem com essa dúvida, façam como o senhor Luiz Nunes me prometeu por telefone: enviar o texto e provar que não é um plágio. A SBAT, pelo que parece, tem muita simpatia pelo senhor Ricardo do Vale, porem também não me enviaram o texto. Que suspense é esse gente? Sei perfeitamente que são pessoas idôneas e que jamais desceriam a esse ponto, mas esconder o texto porque??? “CADÊ O DR-UMA DISCUSSÃO INFERNAL” ??? Tenho certeza que essa dúvida é descabida. O problema é que a sinopse do DR é idêntica ao enredo do ‘Até que a morte os separe ‘ ,texto que os três conhecem pois me pediram autorização pra montagem no mês 07 e eu neguei. O problema é que a sinopse do DR é o mesmo enredo do “Até que a morte os separe”, que também vai ser levado a cena hoje em Minas Gerais . Essa a sinopse do DR-Uma discussão infernal:

    ” Segundo o diretor, dramaturgo e diretor artístico da Cia Teatral A TRUPE, tudo é estrategicamente colocado em cena de forma a conduzir o público a se envolver em um caso hilário de DR, em um local totalmente inusitado. “Eles estão nada mais, nada menos, do que na recepção do inferno. Tudo é uma divertida metáfora do quão patético podem ser as tais das discussões”, comenta.
    Assim, desde a vida intima dos dois, os relacionamentos com os sogros e a educação dos filhos, tudo é “passado a limpo” de forma extrapolada e irônica, chegando à beira de uma “perversão sadia”. Quando, marido e mulher, são submetidos a jogos e testes provocados pelo misterioso “capeta”, um vilão sarcástico e invisível, que tem sua presença marcada por efeitos de luz e sonoros, além de voz caricata em off, arte desenvolvida por Nunes em seu trabalho de dublagem. ”

    Convido a quem ler essa palavras conferir o texto ‘Até que a morte os separe’ e verificar se é exagero da minha Tantas coincidência me deixou na dúvida, peço o auxilio de vocês. CADÊ O TEXTO DO ‘DR-UMA DISCUSSÃO INFERNAL’???

    Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima. Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima. Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima. Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima. Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima. Olá senhor Ricardo do Vale , senhor Luiz Nunes e dona Marise Ratashima.

    Gostar

  2. Acho que temos criatividade suficiente para criar. Inspiração, definitivamente, virou eufemismo de cópia. O “Artista” agradece a lembrança, só que o copiador esqueceu de lançar o crédito.

    Gostar

  3. Pra que servem os clássicos, se não como fonte de inspiração para novas roupagens? Qual é o problema tão grave em se apossar de um conceito e reciclar seu uso. Se não o fizermos conscientemente, com certeza o faremos coincidentemente! Sábio foi Lavoisier!

    Gostar

  4. Então, a do pan foi desenvolvido pelo escritório de design Dupla Design. Não tem a ver com a da Copa.

    Eu gostei da idéia de envolver a mão na taça. Parabéns para a África.
    Bjs,

    Gostar

    1. Eu acho a logo da Dupla, de 2007, muito bonita. Apenas havia a necessidade de uma declaração da inspiração em Matisse. A de agora é, a meu ver, MUITO mal realizada. Além de tb haver este problema de uma referência visual não declarada, há erros graves em termos políticos: um país anfitrião que pinta a taça com suas cores está sendo no mínimo descortês. Além disso, sumimos com a Jules Rimet, “passando a mão” na taça. Pra completar, a área verde parece a testa e um cabelo de um homem, a mão amarela estaria no rosto deste homem, chorando. Um horror. Faltou no júri alguém que realmente entendesse de design, para compensar Ivete Sangalo (!!!), Gisele Bundchen (!!!) e Ricardo Teixeira (ai, ai, ai).

      Gostar

      1. Daniela, você já viu as comparações do logo com o Chico Xavier psicografando? Eu ri muito! Concordo plenamente, foi mal realizado, e não consigo entender tanta referência a mãos em um esporte jogado com os pés. Ruim mesmo.

        Gostar

    1. Parece que a de 2014 foi feita pela África, agência do Nizan Guanaes. A de 2007 eu teria que pesquisar, prometo que farei isso. Beijos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s