Nuno Ramos – Presentinho virtual

Nuno no CCBB de Brasília, em 2008, com "Bandeira branca" ao fundo

Nuno Ramos se prepara para apresentar  “Bandeira branca” na próxima Bienal de São Paulo. A instalação, com alto-falantes e urubus, conversa com a obra de Goeldi ao manter as aves de rapina sobrevoando o espaço.

Em São Paulo, vai ocupar o vão central entre os três andares do prédio da Bienal, com as caixas de som dentro do viveiro reproduzindo a marcha “Bandeira Branca”, de Max Nunes e Laércio Alves, cantada por Arnaldo Antunes. Outras duas canções integram o trabalho: a cantiga popular “Boi da cara preta”, interpretada por Dona Inah, e “Carcará”, de João do Vale, na voz de Mariana Aydar.

Morte e melancolia, notas sempre presentes na obra de Nuno, comparecem neste trabalho em dose dupla.

Nuno também inaugura exposição panorâmica no MAM do Rio em setembro, mesmo mês da abertura da Bienal. Dando continuidade à nossa estante virtual Pitadinhas, disponibilizo aqui o folder da mostra “Fala”, que o artista apresentou no CCBB de Brasília entre 27 de maio a 20 de julho de 2008.  Foi a primeira vez que ele mostrou “Bandeira Branca” e trabalhos marcantes como “Soap Opera”, que geraria a instalação com barcos e sabão vista na galeria Anita Schwarcz, na Gávea, no fim do ano passado.

Neste folder, entrevisto Nuno sobre a mostra e sua obra. Espero que vocês gostem tanto quanto eu das respostas deste que é um dos artistas mais lúcidos e versáteis em atividade no Brasil.

Para ler ou baixar o folder de “Fala”, clique aqui.

4 thoughts on “Nuno Ramos – Presentinho virtual

  1. Essa obra que o Nuno apresentou no CCBB é de arrepiar. Tive a oportunidade de estar trabalhando nessa amostra e conferi de perto toda a montagem e o quanto alguns visitantes ficavam com dó dos animais e outros que captavam uma frieza da obra. Tenho certeza que esse trabalho vai um falatório!

    Abraços,
    Monica Tachotte

    Gostar

    1. Faço parte de um grupo de estudos da ABRA, e perguntei ao pessoal o que eles achavam que os urubus poderiam estar representando: o povo ou o poder?
      Pela única resposta que obtive, tão educativa, acho que eles estão querendo me expulsar…

      Gostar

  2. Daniela, uma mostra de trabalhos de Nuno Ramos também está agendada para o segundo semestre no MAES, Museu de Artes do Espírito Santo. Aguardamos ansiosamente! Um abraço.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s