Eu quero outra logo pra Copa de 2014

Roubei esta imagem aí em cima do perfil do Facebook do querido Roberto Cabot, artista visual e pai da Liz. Mesmo que passemos ao largo das referências não declaradas a Matisse (leia aqui),  a logomarca criada pela agência África, de Nizan Guanaes, peca nas associações visuais, sempre muito infelizes, como prova o “cineminha” postado por Cabot.

Além do mais, não é meio feio um país anfitrião da Copa pintar a taça de verde e amarelo e botar as mãos nela antes de a bola rolar em campo?  Mais feio ainda se a gente lembrar que este país deu sumiço na antiga Jules Rimet sem nunca esclarecer o roubo do troféu?

Não sou designer, mas estudo e me interesso pelo assunto.  E peço aos designers e publicitários que opinem aqui. Acredito que a marca comete erros grosseiros e nem merecia ter sido cogitada. Só foi escolhida porque o júri da CBF tinha gente como Ivete Sangalo e Gisele Bündchen que, mesmo simpáticas e bem intencionadas, não são profissionais da área. Aliás, Ricardo Teixeira também não é.

Por tudo isso, acabo de aderir à campanha “Eu quero outra logo para a Copa 2014”.

Junte-se a nós!

15 thoughts on “Eu quero outra logo pra Copa de 2014

  1. Seria lindo ter algo que simbolizasse generosidade, hospitalidade, fraternidade. O Brasil tem mil associações política e esteticamente interessantes, natureza, miscigenação, jovialidade, futuro, abertura. E por favor, futebol é bola no pé ou na cabeça… Valeu Dani, também tô nessa.

    Gostar

  2. É a salada geral! Qualquer um hoje em dia é designer, até publicitário vira designer quando é pra aparecer. Em vez de dar mais exposição aos macacos velhos, por que não fazer um concurso nacional e deixar vencer o melhor, um designer ou simplemente alguém com inspiração para criar a logomarca pra próxima Copa. Já que convidaram pessoas como Ivete Sangalo e companhia bela para o júri, deixemos o júri popular escolher a logomarca de um concurso que não vai rolar… triste manipulação a que estamos sujeitos e, é só o começo, até 2014 vai ter muito mais!

    Gostar

  3. Como designer sei que as críticas sempre acontecem, visto que hoje todos
    têm um pouco de cultura visual. Porém, neste caso só há equivocos, a começar pelo ”juri de notáveis” escolhido não se sabe o porquê, culminando
    na própria ilustração escolhida.

    Repito, i l u s t r a ç ã o.
    Não foi feito um projeto de design de uma marca muito menos um logo,
    ou uma logomarca como se costuma falar por aí hoje em dia.

    É muito simples:
    Um dos aspectos fundamentais de uma marca é o seu melhor rendimento visual, a manutenção da sua identidade e a leitura dos seus elementos gráficos em qualquer suporte/midia de veiculação.

    Com ou sem cor, ampliada ou reduzida, chapada ou reticulada, positiva ou negativa, uma marca ou um logotipo tem que ser resistente, bem cuidada
    e proporcionada e sobretudo sistematizada.

    O que foi feito é um desenho que ilustra um dos aspectos deste
    grande evento que é uma copa do mundo. Identidade é o resultado
    de um conjunto de coisas, detalhes, sentidos, cores, palavras,
    formas, referências, etc. Assim como as pessoas, que se caracterizam por vários aspectos.

    Eu quero um sistema de identidade visual abrangente, o que
    definitivamente não se restringe a uma marca.
    Seja qual for a marca.

    Gostar

  4. Eu também quero outra marca! Assino embaixo de qualquer manifesto contra essa “coisa”. Já ouviram também a versão de que parece o Chico Xavier psicografando? rs.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s