Cadê o Carvão?

O primeiro post deste blog, em 29 de agosto de 2009, alertava sobre as condições precárias do mural criado por Aluísio Carvão no Leblon, no trecho da estrada Lagoa-Barra que faz a ligação com a orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. O texto de “As cores do Carvão” apontava para um movimento da classe artística pró-restauro e o medo dos ex-alunos e admiradores deste grande artista de que o mural fosse derrubado por conta da construção do Museu da Bossa Nova.

Nova instituição cultural da cidade, que tem outras instituições mais antigas caindo aos pedaços, o museu vai ser abrigado num prédio em forma de piano (sim, piano, foi isso mesmo que você leu) no terreno atrás do extenso muro com a obra de Carvão.

Um tempo depois do movimento, a Fundação Parques e Jardins recebeu um aporte de R$ 100 mil da Prefeitura para começar a restauração. Um canteirinho de obras foi montado e houve a promessa de que o trabalho estaria pronto em 60 dias. Mas da promessa até agora já se passaram… oito meses.  E o canteirinho sumiu. No primeiro momento, deixou para trás  vários buracos de azulejos não preenchidos. Agora, os vizinhos à região informam que há um muro no reboco, sem azulejo algum.

Já há um zum-zum-zum no meio de arte. Os boatos dão conta de que o trabalho de Carvão vai ser “transferido” para o terreno do novo museu (será que acham que combina com piano?), em uma parede… curva. Qualquer pessoa que conheça o mural, parte da memória visual dos cariocas, pode perceber que isso adulteraria alguns dos princípios básicos do trabalho, perturbando a geometria e a sinfonia de cores do Carvão.

Cadê os azulejos, prefeito?

2 thoughts on “Cadê o Carvão?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s