Os outros urubus venceram

O Ibama revogou ontem a licença que ele mesmo tinha dado para a obra Bandeira Branca, de Nuno Ramos. A Bienal foi notificada e tem 5 dias para retirar as aves da instalação e devolvê-las ao Parque dos Falcões, em Sergipe.

O órgão, que antes tinha averiguado a obra e permitido que ela fosse montada, com acesso livre à sua elaboração durante todo o processo, agora revoga a licença alegando que o vão central do prédio não tem ventilação e luz necessárias.

O cativeiro não é problema e não poderia ser, já que foi permitido antes, mas as condições, outrora avaliadas como perfeitas, agora não são mais.

O Ibama assumiu que os fiscais foram até o prédio não por avaliação própria e sim por “denúncias anônimas” recebidas pelo telefone, segundo reportagem da Folha de S. Paulo publicada ontem em sua página on line.

Este “escravos de Jó” da licença é bizarro e prova que os maus urubus venceram, se não a guerra, ao menos esta batalha.

+++

Em todo caso, eu canto: “Oh, meu amor, bandeira branca, eu peço paz”.

11 thoughts on “Os outros urubus venceram

  1. […] A operação aconteceu por decisão da justiça, que atendeu a uma notificação do Ibama. A entidade, que tinha autorizado previamente a presença das aves, voltou atrás depois que a obra virou foco de polêmica e foi pichada no primeiro fim de semana em que a exposição foi aberta ao público (relembre aqui, aqui e aqui). […]

    Gostar

  2. Daniela Name

    DN:”Afonso, não faz o menor sentido o Ibama autorizar antes e tirar a autorização agora. Isso é claro. bjks”

    Claríssimo.

    AL:”Portanto, faltam condiçoes adequadas para as aves?Ou não?Eis a questão agora colocada pelo/para o orgão.”

    Pelo orgão:Não ou Sim?Anteriormente autorizado.
    Para o orgão:Sim ou Não?Por que agora desautorizado?

    A questão é Política e Artística.Portanto, Dialética.

    Abs

    Affonso Leitão

    PS: “Tolstoi escreveu em seu diário, em março de 1858, que a política não é compatível com a arte, pois para provar seus argumentos a política precisa ser unilateral.A arte não pode ser unilateral.Para ser verdadeira, deve unir em si mesma fenômenos dialeticamente contraditórios”.
    Andrei Tarkovski.

    Gostar

  3. Daniela Name

    Polêmicas, em Arte, sempre houveram.E sempre haverão.Nessa Bienal, já tivemos, até agora, quatro.A do Convite ao Pixo(em decorrência da Bienal passada), a do Gil Vicente(OAB), a Argentina(Dilma & Serra) e a dos Urubus(Nuno Ramos).Que persiste.

    Agora, sobre os Urubus,conforme aqui leio, o IBAMA se pronunciou.Já tinham se pronunciado a Bienal e o Artista.Tinha faltado o Pixo se pronunciar.Isso pós pixação.

    Portanto, faltam condiçoes adequadas para as aves?Ou não?Eis a questão agora colocada pelo/para o orgão.

    Polêmicas, em um ambiente democrático, são sempre saudáveis e bem vindas.

    Mas a questão é mais ampla.Para além da integridade física dos animais, mesmo tendo vindo de cativeiro, paira tbém no ar a questão artística.Que é uma questão simbólica.A ser debatida.Debate esse que ficou/está um pouco eclipsado pela polêmica.

    Qual é a função simbólica dos urubus na instalação do Nuno Ramos?Eis aí, a meu ver,um aspecto tbém importante da questão.Com todo o meu respeito pelo trabalho do IBAMA e tbém para com os urubus.

    Polêmica por polêmica, aqui no Rio, na expo Museu é o Mundo(HO), aves silvestres da fauna brasileira tbém se encontram, em estado de confinamento, em uma das instalações na mostra do Paço.Pelo menos estavam no dia da inauguração.Se não me falha a memória, papagaios.

    E agora?Os Papagaios do Oiticica ou os Urubus do Nuno? No Rio ou em Sampa?A situação não seria a mesma?Em termos consevacionistas/
    protecionistas referentes aos animais?E em termos artísticos?O que simbolizariam essas aves nas obras dois dois artistas, largamente espaçadas em seu tempo de fatura/criação?Alguma ilação possível?

    Taí uma boa questão.

    Para quem se interessar:Seminário HO.
    Organização Felipe Scovino.
    Paço Imperial/Rio.27(16hs)-28(18hs) outubro 2010.

    Blog Educativo.Hélio Oiticica:Museu é o Mundo
    http://experienciasnolabirinto.blogspot.com/

    Agendamentos, reservas e informações:
    Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 12h00 às 17h00
    Telefone: (21) 2215.5162
    E-mail: educativoheliooiticica@gmail.com

    Saudações Artísticas e Simbólicas.

    Affonso Leitão

    PS:Enquanto isso, leio no O Globo de hoje sobre a participação(Olhar em Segredo) de Arthur Omar na Bienal.Em matéria ampla sobre o artista.

    Gostar

  4. Olá Daniela.
    estava lendo o post do caso piraquê e gostaria de tirar umas dúvidas com você sobre o assunto. Estou fazendo TCC sobre Gestalt em embalagens e essa da piraquê é um dos estudos de casos. Poderia me passar seu email? Ficarei muito grata.

    Gostar

  5. Daniela, sua cobertura está sensacional. Muitos parabéns. Quanto a essas “polêmicas”… Devia haver um mandamento sobre não se indignar em vão. Cuidado em excesso com urubus e total falta de entendimento do porque estão lá. É o caso típico de quem recebe a má notícia e mata o mensageiro, ou queima a carta. Ai, ai… Beijão.

    Gostar

  6. foda Dani!! e sempre vencem os mais fortes, os convincentes. A mensagem pra eles não vale nada, nao compreendem. Fico puta com essa bandeira ecológica, sem noção! Ninguém está maltratando os urubus, nós é q somos os aprisionados diante dessa guerra e paz.

    Gostar

Deixe um comentário