Design e futebol

Já que tocamos no assunto da identidade visual dos clubes de futebol  brasileiros no post anterior, vale a pena ver de novo, no vídeo acima, uma eleição que deu o que falar. Em 2008, a revista japonesa T Sports Magazine escolheu os escudos de futebol mais bonitos do mundo, com um júri formado por jornalistas esportivos de todos os continentes. O do Botafogo ganhou o primeiríssimo lugar.

Portuguesa: só imagem

Os clubes brasileiros ficaram bem na fita. Dos quatro grandes cariocas, só o Fluminense não é citado. O Flamengo ficou com a 51a., acredito eu que menos pelo desenho e mais pela feliz combinação de cores em listras – preto com vermelho de fato é uma combinação poderosa, avassaladora visualmente. O preto, básico, de compreensão imediata, é somado quase a um “segundo preto”, o vermelho, cor versátil nas combinações, assimilada facilmente e ainda dotada de imensa sedução.

O Vasco da Gama ficou com em 13o. Repito o que disse no outro post e não concordo com esta proeminência. Acho que é um escudo que investe nas imagens – caravela, estrelas – mas mantém as letras vindas de outros tempos e muitas cores. É confuso, cheio de informações. Nesta linha “salada”, o do Atlético de Madri é bem mais lindo (23a posição). Seria um de meus favoritos não pecasse pela falta de síntese.

+++

O Grêmio ficou com a 74a posição,  na frente do Bayern de Munique e do Real Madri. A Portuguesa – citada por mim no post anterior como um bom exemplo de logo sem letras – abocanhou o 46o. lugar, um à frente do Colo Colo e um atrás do Universidad, ambos do Chile. Acho o escudo brasileiro o mais bonito dos três.

+++

Acho injustificável a presença de clubes como o Arsenal e o Manchester, da Inglaterra, tão no topo da lista. Mas… o júri devia saber o que estava fazendo, não é mesmo?

+++

 

Hamburgo: não é uma lindeza?

Meu top 5 – com o Botafogo já campeão como hors concours -, em ordem decrescente: Zhangjiang Tiandi (China, 27o lugar); Paris Saint Germain (19o lugar); Fiorentina (55o lugar); Napoli (Itália, em que o N vira quase uma imagem no centro do escudo, 95o lugar);  Peñarol (Uruguai, 15o. lugar); Hamburgo (Alemanha, 11o lugar).

Este último, que você vê acima, é para mim uma pequena joia, só geometria. Campeão com 100% de aproveitamento. No vice, o do Peñarol, talvez o meu amor incondicional pela estrela – somado à paixão recente por um certo uruguaio – tenha pesado, admito. Mas que é lindo é, vejam só:

Peñarol: estrelas e uruguaio em um só desenho

2 thoughts on “Design e futebol

  1. O acaso deu que a breguice e preguiça de alguns logotipos primitivos calhou no minimalismo intríseco do design. Nestes tempos de carnaval é bom ver os logotipos das escolas de samba que, por não gozarem do prestígio financeiro do futebol, guardam ainda seu estilo brega. O da Porto da Pedra é adorável, daqueles de pintar o tigre de amarelo, quando ele é laranja.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s