Portfolios: o Brasil é grande!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Começamos o nosso Banco de Portfolios há uma semana. Já temos 54 artistas. Este acervo passou a existir depois que a polêmica em torno do Prêmio Marcantonio Vilaça nos levou a uma discussão maior, sobre a falta de visibilidade para os artistas das várias regiões do país. Não sei até que ponto meus colegas curadores e críticos estão pesquisando e acessando o que está no ar. O que posso afirmar é que o Banco é o recordista absoluto de cliques do blog e vem correspondendo a cerca de 40% dos acessos em nossa página.

Não sei também para onde este Banco vai nos levar, coletivamente. O que posso garantir é que, para mim, ele já representou um salto profissional incrível. Em 7 dias, tive a oportunidade de conhecer ou reencontrar artistas de várias partes do país. Cariocas e paulistas ainda são maioria, mas há aqui no blog a comprovação de uma tese, discutida amplamente na ocasião do Marcantonio com “debatedores” como Laerte Ramos, Marcone Moreira, Marcius Galan, Luiza Baldan, Marcelo Moscheta e Alexandre Murucci:

O Brasil é muito grande. A inteligência pode estar em qualquer parte.

Os portfolios que chegam de Recife, Goiânia, Vitória, Juiz de Fora e Porto Alegre – apenas para citar alguns exemplos – comprovam isso.

Deixo paulistas e cariocas de fora por enquanto de propósito, mas quem passear pelo acervo verá que também não falta qualidade a nomes que hoje estão sem galeria, mesmo morando e trabalhando no eixo Rio-São Paulo.

O slide-show no topo deste texto é uma pequena seleção e evidencia o bom nível dos trabalhos. Para saber mais sobre os artistas, é só procurar por eles no Banco de Portfolios, na barra de navegação do blog.

Priorizei nesta primeira peneirada aqueles que NÃO conheço pessoalmente, caso do gaúcho Gabriel Zimmler Netto. Tinha visto seu trabalho na última exposição do Rumos Artes Visuais, do Itaú, e descobri pelo seu portfolio que ele se mudou para o Rio, e mora aqui pertinho, no Humaitá. Espero vê-lo em breve.

+++

P.S.: Alô, Laerte, Murucci, Moscheta, Marcone: cadê o portfolio, meus reis? Tô esperando.

P.S.1: Galera incrível de “Jogos de guerra”, olho o e.mail todo dia pra ver se chegou o material de vocês…

P.S.2.: Ei, você que leu este post: manda seu portfolio também. É de graça. Não vale nota. Não vale prêmio. O e.mail e as instruções para isso estão na página do Banco, acessada pelo topo da nossa home.

4 thoughts on “Portfolios: o Brasil é grande!

  1. Estou adorando os portfolios Daniela! muito bom trabalho! Vc e o Marcio Fonseca fazem um maravilhoso trabalho de divulgação de artistas muito bons. Adorei conhecer o seu blog e realmente o Brasil é fantástico e há ótimos profissionais trabalhando duro! Obrigada e sucesso! Cris Mathias

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s