O incêndio da UFRJ

O prédio em chamas no olhar da artista Suzana Queiroga

A Capela São Pedro de Alcântara, da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, estava sendo restaurada quando pegou fogo. O restauro estava sendo feito com solda… movida a gás. Não é preciso dizer muita coisa depois desta informação, certo? O Iphan garante que tem todo o mapeamento da Capela, completamente destruída, e do Salão Anísio Teixeira, em cacos. Mas isso não é consolo.

Por muito pouco o acervo da Faculdade de Educação virou cinzas. Os bombeiros ainda não têm certeza do quanto de teses, livros e documentos pode ter sido perdido.

Este é um post um tanto pessoal – estudei neste prédio e me refugiei nesta ala do campus inúmeras vezes, porque era o lugar mais bonito para namorar ou fugir de aulas chatas. Lá também ficava a editora, onde minha irmã trabalhava.

O post é pessoal, mas o prédio não: lá dom Pedro II criou o primeiro hospício brasileiro, assumindo que os “loucos” mereciam tratamento. Antes disso, loucura era banimento completo e muitos doentes eram trancafiados nos sótãos de casa e submetidos a tortura. Não que no hospital a coisa fosse light, afinal também foi neste prédio que Lima Barreto escreveu seu O cemitério dos vivos. A Capela, linda, foi cenário de inúmeros filmes e novelas. É parte importante da minha memória, mas faz parte do acervo coletivo desta cidade.

E estava sendo restaurada… com solda movida a gás…

+++

A foto do post é de Suzana Queiroga.

3 thoughts on “O incêndio da UFRJ

  1. Que dureza, né? Fiquei vendo os vídeos ontem à noite, penalizado. A gente fica até sem saber o que dizer. Como seria bom saber que pelo menos vai se fazer uma reconstrução cuidadosa, que vai haver um cuidado daqui para a frente. Que o ministério viesse a público para dizer alguma coisa que fosse. O silêncio foi está ensurdecedor.

    Gostar

  2. Mesmo tendo seguido um curso no Fundão, minha formatura foi na sala Anísio Teixeira. Este prédio sempre foi parte da história da UFRJ…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s