Rachel Whiteread e o vazio

Ensaio fotográfico por Jorge Sayão*

De Nova York

Chega de Manhattan o slideshow abaixo, com um pouco da exposição Long eyes, da inglesa Rachel Whiteread, em cartaz até o dia 30 deste mês na Luhring Augustine Gallery, no Chelsea. Vizinha ao Pier 83, a galeria expõe trabalhos em resina. Portas, janelas, monolitos e uma casa feitos em vários tons deste material evidenciam como a escultura de Whiteread tem a capacidade de inverter as noções de positivo e negativo no espaço onde é posta.

“O trabalho de Rachel Whiteread é a materialização do vazio.  O que era espaço agora é coisa… E vice-versa”, acredita Jorge Sayão, autor destas fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vencedora do Turner em 1993 – foi a primeira mulher a receber o prêmio – Whiteread, nascida em 1963, é uma das expoentes da geração batizada de “Young British Artists” nos anos 1990. Expôs no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2003. Dois anos antes, escolheu a resina para criar um monumento – talvez fosse melhor dizer anti-monumento – sobre um dos pilares da Trafalgar Square, em Londres. Translúcida, a peça levava o olhar dos passantes para um lugar de ausência, já que ocupava com o vazio e a transparência o lugar geralmente destinado às estátuas épicas, de heróis nacionais.

A ideia de um corpo espectral – que assombra, mas também pacifica e silencia o espaço ao se relacionar com ele – é uma das marcas da trajetória da escultora. Não por acaso, um de seus trabalhos seminais, de 1990, foi batizado de Fantasma: uma imensa intervenção em gesso no interior de uma casa vitoriana.

 

* Artista, editor e doutorando em História Social da Cultura pela PUC-RJ.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s