Ainda + Shima – a festa responde

Mais sobre a apropriação indébita da imagem do Shima, caso que você lembra aqui e aqui. Recebi agora outra resposta da festa Let’s Deejay Consuelo, que repasso abaixo.  É um caso tão grave de sem-noção que me abstenho de maiores comentários. Ou melhor, basta um: a parte da sexta-feira chuvosa para mim já é um clássico.

Segue o inbox, enviado pelo Facebook:

Festa Lets Deejay Consuelo

  • Daniela,Primeiramente gostaria de pedir que desconsiderasse a resposta anterior, escrita pelo Antônio. Em segundo lugar, gostaria de deixar bem claro que em momento algum Marcio Shimabukuro nos procurou manifestando descontentamento com a imagem publicada, nem pedindo que fossem dados os devidos créditos, o que nós com certeza faríamos se soubéssemos quem era o verdadeiro autor da foto.Estamos abertos ao diálogo com o autor, apenas. Não devemos satisfação nenhuma a você. Se você se preocupasse realmente com o artista e sua obra, ao invés de estar criando toda essa confusão provavelmente teria se limitado a nos informar o real autor da foto. Mas ao invés de mediar a situação entre nós e o artista, que aparentemente você conhece, prefere “armar barraco” na tentativa de conseguir audiência. Deprimente e de má fé! Esse tipo de pessoa é que nos faz sentir vergonha alheia.

    A imagem em questão, que foi encontrada no Google e retirada de um site que não tinha referência nenhuma ao autor sequer à sua obra. Nós a achamos bonitinha e simpática e a utilizamos por acreditar que representava bem o conceito da nossa festa, uma festa PEQUENA, voltada para AMIGOS e AMIGOS DE AMIGOS, com o único propósito de se divertir e dançar até o final da noite.
    O jornal O Globo entrou em contato com a gente para produzir uma matéria, pois gostaram do conceito da festa. Eles nos pediram mais informações, apenas isso, a imagem eles pegaram do evento da festa no Facebook, nós só soubemos quando vimos a matéria publicada. Achávamos que ia ser apenas uma nota, não uma matéria de página inteira.

    Vale ressaltar que na era da Web 2.0 esse tipo de coisa é comum. O artista não tem que ver todo mundo como um inimigo em potencial, mas sim um possível divulgador. Ninguém que freqüenta nossas festas ouviu falar do “Shima”, senão provavelmente já teríamos sido alertados. Não é mais fácil ao invés de reclamar pedir os devidos créditos? Quanta gente poderia estar conhecendo o trabalho dele indiretamente ao prestigiar a festa? É a mesma coisa você dizer que um mashup, por exemplo, é crime. O tempo passa e as coisas mudam, aceite! A foto não nos deu nenhum lucro. A edição em questão nem pagou seus custos, eu e Toni ainda estamos pagando o prejuízo causado por uma sexta-feira chuvosa. E aí? Quem vai rachar os prejuízos com a gente? O autor? Não, isso não é problema dele. Nem seu! Do mesmo jeito, ele poderia continuar tendo seu trabalho divulgado e conquistando novos fãs, como foi o nosso caso. Achamos realmente incrível a imagem, de outro modo não a utilizaríamos.

    A foto não está mais sendo usada como a principal do nosso perfil, mas continua no álbum, com os devidos créditos. Caso o autor queira, ele pode se manifestar diretamente conosco, sem intermediários, que nós retiraremos toda e qualquer imagem de sua propriedade. Ainda nos botamos à disposição para publicar no nosso mural ou mandar mensagem para os freqüentadores divulgando o trabalho dele, caso haja interesse.

    O seu link será removido do nosso mural, pois não foi pedida autorização para que ele fosse postado lá. Segundo as normas da internet, isso é SPAM, propaganda não solicitada, e seu site pode até ser retirado do ar.

    Ao autor, nós pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado com a divulgação da foto e nos botamos inteiramente à disposição para qualquer diálogo. Com ele. Não com você.

    Atenciosamente,

    Luiz G-Vô

10 thoughts on “Ainda + Shima – a festa responde

  1. O que mais me espanta nas aqui é fazerem acusações contra a Daniela sem ao menos se darem ao trabalho de dar uma olhada retrospectiva no blog, para ter contexto antes de falar. Se fizessem isso, saberiam que as acusações são totalmente descabidas. Por exemplo, a acusação de roubo das imagens das notas no cabeçalho, que na verdade é o trabalho do Rodrigo.
    Gente, por favor, CONTEXTO antes de falar!!

    Gostar

  2. Voce não entendeu não estou lhe acusando de nada voce e que esta deixando motivos para questionamento. É a 1vz que comento e acho que apropriação nas artes hoje é um tema interessante e difícil( no caso dos organizadores explicaram muito bem!) Tbm acho que o artista é que deve recorrer aos seus direitos! ficamos por aqui e desculpe por ter comentado não sabia que era proibido…

    Gostar

    1. Meu blog é minha casa, repito. É bem vindo não apenas quem concorda comigo, também quem diverge e debate em bom tom. Educação é premissa na casa alheia. Exijo na minha ou modero os comentários, porque estou no meu direito como mantenedora do espaço.

      Gostar

  3. parabéns Daniela, por publicar a resposta integral da festa, mesmo ela tendo um certo teor agressivo, contra você. E não acho que a resposta da festa justifique o que eles fizeram. E achei a resposta muito arrogante para quem cometeu um erro que, mesmo que resultado de desconhecimento das leis, ou ingenuidade, é passível de punição pela nossa legislação atual.
    beijos!

    Gostar

  4. ” E, não, vc não tem o direito de comentar sempre que quiser e o que quiser. Eu aprovo o que quiser, quando quiser. ”
    Volto a perguntar o que perguntei lá no face! Como uma pessoa com essa pode ser curadora? Faz lembrar a Dna Solange dos tempos da ditadura!!! Por favor me delete não quero receber nada referente a tirânia. Sera que vc vai deixar esse comentário? Em tempo o que escrevi no outro comentário te faltou tanto com respeito??? Seus valores estão meio dúbios não acha? Viva a liberdade de expressão: Ditadura nunca mais!

    Gostar

    1. Jorge, sim, viva a liberdade de expressão, mas um blog não é uma arena pública, e o seu autor tem toda liberdade e todo o direito de moderar o que outros escrevem em seus posts! Isso não tem nada a ver com tirania ou ditadura!
      Se alguém está em minha casa e começa a dizer coisas que me desagradam, e não demonstra disposição para educadamente se tocar, eu convido a se retirar. E isso não tem nada a ver com democracia ou falta de. Democracia não exclui o bom senso, a educação, a elegância e a ética.
      E quem conhece a Dani, e a acompanha aqui em seu blog, sabe muito bem que ela sempre permitiu e defendeu a manifestação livre de tantos pontos de vista quanto um debate permitir.
      abraços!

      Gostar

  5. Como não fui deletado aqui? E recebo suas postagens também tenho o direito de comentar!
    A resposta dos organizadores da festa faz sentido! Democracia é isso, mesmo a resposta não lhe sendo muito favoravel voce a publicou. Ponto para os dois! Boa tarde…
    JMendes

    Gostar

    1. Jorge, seu comentário deve ter sido desaprovado automaticamente pelo WordPress por conter mais de um link. E, não, vc não tem o direito de comentar sempre que quiser e o que quiser. Este blog é mantido por mim. Eu aprovo o que quiser, quando quiser. Você assinou por livre e espontânea vontade. Mais educação na casa dos outros, por favor. Aqui é minha casa on line. Grata.

      Gostar

    2. Jorge,
      Verifiquei e não há nenhuma mensagem sem autorização. Logo, vc está me acusando à toa. A aprovação do blog é automática e só há filtros quando há muitos links ou palavras de baixo calão. Mas não há nenhuma mensagem presa. E, não, a resposta dos organizadores da Let’s Deejay Consuelo não faz sentido algum. Democracia não dá o direito a dispor do patrimônio alheio, que foi o que eles fizeram ao usar a foto do Shima sem autorização e sem crédito. Isso é duplo roubo, de imagem e de autoria. E, numa democracia, roubo dá cadeia. No caso de imagem, cadeia não chega a dar, mas dá indenização das boas. Abraços.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s