Alex Vallauri

A galeria Jaqueline Martins, em São Paulo, está apresentando hoje, desde as 11h e até as 18h, o registro em vídeo da performance A Rainha do Frango Assado,  de Alex Vallauri. O trabalho é de 1987, mesmo ano da morte do artista. Nascido em 1949, na Etiópia, Vallauri veio morar em Santos na juventude e foi um dos expoentes da chamada Geração 80, trazendo para a pintura do período a influência da cultura urbana e do grafite. Sua obra passa por um momento de resgate: A Rainha do Frango Assado faz parte da celebração dos últimos dias de uma mostra panorâmica que inaugurou a galeria de Jaqueline Martins no bairro de Pinheiros e que pode ser vista até terça-feira agora, dia 31 de maio. Além disso, a editora BEI acaba de lançar um livro de luxo, organizado por João J. Spinelli, documentando a trajetória deste artista ainda pouquíssimo estudado – e hoje muito menos conhecido do que deveria.

A exposição em Pinheiros dá o primeiro passo na reversão deste quadro ao  reunir desenhos, pinturas e obras em extênsil ou adesivos que podem ser aplicadas na parede.  Nos trabalhos, imagens que são clássicos do artista: os acrobatas, telefone, os sátiros, deuses mitológicos como Mercúrio que você vê ao lado. E ainda o jacaré, a lagosta e o já citado Frango Assado, com sua Rainha, musa kitsch, espécie de pin up às avessas que, dizem, foi inspirada em uma conhecida figura do mecenato e das artes em São Paulo, até hoje em atividade.

Assim como Leonilson – cuja exposição no Itaú Cultural, é bom lembrar, termina amanhã (leia a crítica aqui) -, Vallauri também foi uma espécie de colecionador das coisas do mundo. Como toda a Geração 80, ajudou a recuperar nossa relação com a imagem funcionando como um catalogador ou arquivista das coisas que impressionavam sua emoção e a sua memória.

+++

O livro sobre Alex Vallauri será lançado no dia 8 de junho, às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

+++

Já que falamos da BEI, vale um elogio ao bom catálogo de arte que a editora vem formando. Entre as publicações recentes, há livros sobre o artista Marcelo Moscheta e a autobiografia do arquiteto Tadao Ando. Para conhecer o site da editora, clique aqui.

+++

Veja abaixo outras obras de Alex Vallauri que estão na mostra da galeria Jaqueline Martins:

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 thoughts on “Alex Vallauri

  1. olá,
    sou uma super fã de Alex Vallauri, suas obras adornaram a casa de meus avós durante minha infancia e hoje tem significativa importancia para meu repertorio artistico.
    gostaria de saber se o historiador/autor do livro, JoãoSpinelli estara por lá para o famoso sessão de autografos ^^

    atenciosamente

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s