Festa no apê

O apartamento em obras da artista Aleteia Daneluz na Praia do Flamengo abriga mais uma vez uma exposição coletiva. Contrabando abre seus trabalhos amanhã à noite e pode ser visitada durante o fim de semana. Reproduzo abaixo o texto de Pedro Moreira Lima, que é um dos artistas participantes e também assina a curadoria do projeto:

+++ +++ +++

Pensando na responsabilidade da concepção geral deste evento, busquei alinhar minha curadoria à trajetória aérea que é típica das aves de rapina. E num vôo astuto – porém, manhoso – ensaiaremos dar alguns rasantes sobre as verdades acuadas da institucionalidade da Arte. Tática predatória em nome do nosso instinto de sobrevivência, ou mesmo por mera diversão. Mas isso não importa tanto: o fato é que tudo aquilo que ganha um centro, passa a exercer fascínio de presa. E nós estamos famintos…

É partindo deste impulso que surge o enunciado CONTRABANDO, que decerto almeja corporeificar o trânsito daquilo que escapa da zona de conforto de um circuito oficial. Talvez esta seja a possibilidade semântica mais literal, já que tal exposição se realiza num “espaço-tempo do nosso cotidiano”, à margem do aparato museológico. No entanto, penso que nossa ação contrabandista vá além desse entendimento. Deseja inspirar, também, afetos que vão a contrapelo dos hábitos já domesticados pela síndrome legalista que nossa cultura vive na contemporaneidade.

O que nos cabe aqui, portanto, é promover uma dinâmica alternativa que não se restrinja ao serviço da moral e dos “bons costumes”. E para tal, não há ambiente mais propício do que a penumbra de um prédio que se esconde há tempos embaixo dos panos. Sorrateiramente. À meia-luz os contornos se rompem e tudo é confundido. Daí sim, talvez possa haver algum ludismo, algum prazer ao largo da vigília repressora. É com muito gosto que te recebemos nesse descaminho.

AVANTI contra o bando, meus amigos!

Pedro Moreira Lima

+++

Já conhece a página do blog no Facebook? Não? Clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s