Estela Sokol – A formiguinha e a neve

A artista paulistana Estela Sokol acaba de inaugurar individual na Gallery 32, espaço mantido pela Embaixada do Brasil em Londres. Em Secret forest, Estela realiza uma potência existente desde sempre em seu trabalho: parte para a intervenção direta de cor e luz na paisagem. Com o apoio da Fundação Bienal de São Paulo, ela enterrou placas de acrílico e apoiou bolas infláveis, ambas de tons fosforescentes, na neve dos Alpes Austríacos.

O resultado demonstra claramente que as peças em madeira e mármore criadas pela artista, além de bem resolvidas esculturas, sempre foram também um projeto. Ou aquilo que Franz Weissmann dizia de suas maquetes feitas de materiais diversos, inclusive cartolina e clipes de escritório, que ele guardava nas estantes de seu ateliê em Ipanema:

“Elas já têm aí dentro o sonho da monumentalidade, um dia vão conquistar o espaço”.

Trabalho incessante, de formiga, compensado com o sublime.

+++

Clicando aqui você vê o vídeo com uma entrevista da artista na Canalondres.tv. Na área de artes e entretenimento, há vários vídeos interessantes com artistas.

+++

Abaixo, mais imagens de Secret forest, incluindo uma experiência com o pigmento azul de Yves Klein em buraco cavado na neve:

Este slideshow necessita de JavaScript.

+++

Nossa página no Facebook começou a postar conteúdos exclusivos, que não estão aqui no blog. Se quiser conhecê-la, basta clicar aqui e apertar o botão de “curtir” que aparece lá. Até!

2 thoughts on “Estela Sokol – A formiguinha e a neve

  1. Olá Daniela!

    O vídeo com a Estela Sokol em Londres, foi produzido pelo Canallondres.tv, do qual sou editor. Em nossa página de arte & design temos vários vídeos de artistas brasileiros em Londres (cobrimos todos os as exposições da Galeria 32) e uma série Design em Londres, apresentado pela designer brasileira Heloisa Righeto. Entre os artistas, temos vídeos com Ernesto Neto, Daniel Senise, Valeria Nascimento, Chelpa Ferro, etc. O link da página é esse: http://www.canallondres.tv/Canallondres_Arte_Brasileiro_em_Londres.html

    Cordial abraço,
    Silvino

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s