Um Pollock pra chamar de seu

Jackson Pollock em seu ateliê, dripping: gotas de tinta compostas de modo sinfônico através da action painting

Uma graça o curta de animação Dripped, sobre Jackson Pollock (1912-1956), que você vê abaixo e que roubei do Update or Die:

A direção é de Léo Verrier e o filme tem uma atmosfera meio retrô, que lembra desenhos como Mr. Magoo e A Pantera Cor de Rosa. Chega perto também do estilo do grande designer Saul Bass em cartazes de filmes como Vertigo, de Hitchcock. É especialmente interessante o fato de que não se trata de uma biografia do artista, e sim de uma espécie de gênese de seu insight criativo, do momento em que consegue chegar à action painting, em que se apropriava da dança xamânica dos índios americanos, que tanto admirava, para impressionar a tela de maneira performática, com gotejamento de tinta. A aparência final do trabalho, dripped (“gotejada”) dá título ao curta.

Uma de minhas passagens favoritas é aquela em que, meio deprê e perdidão, Pollock se alimenta das reproduções de obras de ídolos que decoram a parede de seu cafofo em Nova York. Ele tem uma reação adversa, se transformando nas frutas de Archimboldo e no grito de Munch, entre outros clássicos.

+++

Duas faixas bônus abaixo

Na primeira, no documentário Jackson Pollock 51, o próprio artista aparece pintando e narrando, em 1950, em registro feito por Hans Namuth.

Na segunda, Ed Harris praticamente incorpora o pintor em Pollock (2000), filme que ele não só estrelou, mas também dirigiu. E pelo qual abocanhou merecidamente o Oscar de melhor ator.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s