Ana Linnemann

Zíperes nas folhas: ironia com forma e função nas bordas do tempo

Amanhã e depois são os últimos dias para ver Cartoon, de Ana Linnemann, na Casa de Cultura Laura Alvim. A excelente exposição da artista impressiona antes mesmo que entremos na galeria. Na calçada, uma intervenção em uma palmeira no ponto de ônibus em frente à casa gira de minuto em minuto, perturbando passantes e convivendo com os passageiros, muitos deles moradores do Vidigal à espera de uma van.

No átrio da casa da Vieira Souto, um outro trabalho faz com que a parede quase cutuque os visitantes. Esta comissão de boas vindas de palmeira e parede dizem muito sobre o humor que permeia toda a exposição e também sobre o embaralhamento inteligente que Ana faz entre forma e função.

A arte cinética é, desde seus primórdios, uma reflexão sobre o tempo e uma suspensão ou deslocamento de seu fluxo natural. No caso da obra de Ana, ela entra em consonância com os outros trabalhos, aparentemente “inanimados”,  cheios da ironia do ready made e da apropriação, mas que trazem a mesma ideia de deslocamento em sua execução. Ao bordar pedras, encaixar zíperes em delicadas folhas, fatiar relógios e pares de tênis, Ana propõe que pode haver algo mais elástico na constituição de espaço e de tempo das coisas que são. As camadas, pilhas de livro e bordas recorrentes nas peças falam destas tangentes possíveis.

Uma prateleira-cachoeira-degrau, que integra trabalho de diferentes épocas no salão principal, foi a imagem perfeita encontrada pela artista e pelo curador Fernando Cocchiarale para o que vemos ali. Além tocar nas camadas de história da própria Laura Alvim, devolvendo-lhe um pouco sua natureza de casa, serve como um trampolim para que mergulhemos mais fundo nos trabalhos, sem saltos abruptos entre um e outro.  “O tempo não para, e no entanto ele nunca envelhece”.

+++

Roubei do Youtube um vídeo que mostra a palmeira em frente à Laura Alvim:

+++

Ana Linnemann também fez uma curiosa instalação na vitrine do acervo da galeria Artur Fidalgo, em Copacabana, que estará aberta amanhã.

+++

No slideshow abaixo, você outros trabalhos de Cartoon:

Este slideshow necessita de JavaScript.

+++

À exceção da foto da folha, que está no alto deste post e foi feita por mim, todas as outras imagens são de divulgação e foram publicadas antes no site da revista IstoÉ.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s