Visitando Cézannes e Matisses

"Jogadores de cartas" (1890-1892), de Cézanne, uma das obras da Barnes Foundation: visita ao acervo guardado num subúrbio da Filadélfia ao alcance do mouse

O The New York Times publicou uma visita guiada virtual às galerias da Barnes Foundation, instalada em Merion, um subúrbio de Filadélfia.  A coleção formada por Albert C. Barnes tem excelentes obras do Impressionismo, Pós-Impressionismo e primeiros anos do Modernismo. São 181 Renoirs, 69 Cézannes, 56 Picassos e 49 Matisses espalhados pelo casarão, entre outras peças de artistas importantes como Gauguin, Monet, Seurat e Bonnard.

Como nem sempre haverá uma oportunidade de pegarmos um avião para a Filadélfia, vale a pena clicar aqui e visitar as galerias da Fundação.

Atenção:

1) Não deixe de clicar na setinha de “play” em cima da imagem, assim você ouve o áudio da visita-guiada, em inglês. O áudio da sala principal traz uma passagem curiosa sobre o retrato que Cézanne fez de sua mulher (Madame Cézanne com chapéu verde, 1894-1895), retirada de um comentário de Harrison Farbie, pesquisador do acervo da Barnes por anos. Para ele, é como se a senhora Cézanne tivesse “embarangado” (numa tradução bastante livre, assumo) depois de botar o chapéu.

2) Repare nas telas que vêm com uma fina moldura virtual branca. Clicando nelas, você abre uma foto e recebe informações adicionais sobre a obra.

+++

Se quiser saber mais sobre a Barnes, é só ir até o site da instituição, aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s