Aulinha de Expressionismo no MoMA

"Casal conversando", do álbum "Garotos sonhadores" (1917), de Oskar Kokoschka

O MoMA disponibilizou online um lindo tutorial sobre Expressionismo. A ênfase é nas obras em papel, mas navegar no hotsite, que você acessa clicando aqui, permite que se folheie edições de época, como o livro Sounds, publicado por Kandinsky em 1913.

Embora o títuloseja “German Expressionism” (“Expressionismo Alemão”), o ambiente abrange também artistas austríacos, como Kokoschka e Schiele, e russos ou do Leste Europeu, como Kandinsky. Para justificar tal abrangência, nada mais natural do que história e geografia.

E é por isso que um dos links do site é “Maps” (“Mapas”). Clicando nele, você entende que o Expressionismo Alemão veio ao mundo ainda sob o efeito do grande império germânico que foi a Prússia. No mesmo lugar, pode-se ver as cidades estratégicas para a República de Weimar (1919-1933), período muito fértil em termos culturais, no qual floresceu a Bauhaus.

+++

A ilustração deste post saiu do álbum “Dreaming boys” (“Garotos sonhadores”),  publicado por Kokoschka em 1917, um ano em que aquela parte do mundo sonhou mudar o mundo com uma certa Revolução. Para folhear a publicação, clique aqui.

+++

Para percorrer as lindas ilustrações de Paul Klee para o livro Potsdamer Platz, de 1919, clique aqui. Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar, Potsdamer é uma das praças mais importantes de Berlim.

2 thoughts on “Aulinha de Expressionismo no MoMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s