A escultura se tornou só mais um rostinho bonito?

São João Batista atribuído a Matteo Civitali, uma das peças do acervo do Bode Museum: Kimmelman compara beleza andrógina da peça ao visual de David Bowie

Quem faz a pergunta é Michael Kimmelman, articulista do jornal The New York Times. De Berlim, ele escreveu um artigo com o mesmo título deste post – Has sculpture become just another pretty face? Em visita ao Bode Museum, vizinho do Pergamon, ele notou que as salas de escultura ficam vazias, abandonadas, em contraste com as sempre cheias onde estão arte bizantina ou moedas antigas. E se perguntou:

 Sou só eu, ou pareceremos ter um problema com a escultura hoje?  Não falo sobre a escultura contemporânea, cujas estrelas na moda (ver Koons, Murakami e alia) favorecem nosso apetite pelo espetáculo e tudo o que é novo. Não penso também na escultura antiga ou até na não-ocidental. Penso na escultura europeia tradicional — celebridades como Bernini e Rodin à parte — e ainda na escultura americana: o universo enorme de obras com que nos encontramos em igrejas e parques, em monumentos e em museus como o Bode. Peças das quais Barnett Newman, o pintor do Expressionismo Abstrato, nitidamente desqualificou como objetos nos quais nós esbarramos ou nos apoiamos para olhar uma pintura.

Peço desculpas pela tradução apressada, mas acho que o debate é mais do que válido.

+++

Leia aqui, em inglês, o artigo de Kimmelman na íntegra. E não deixe de percorrer o slideshow – arrastando o mouse sobre cada foto, você tem uma visão mais minuciosa dos detalhes de cada peça e mais ampla do lugar onde ela está.

One thought on “A escultura se tornou só mais um rostinho bonito?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s