Um Bauman fresquinho no Youtube

Bate-papo com Zygmunt Bauman ainda com tinta fresca no Youtube: entrou no ar ontem. O artista Fabiano Gonper estava vendo o vídeo acima praticamente ao mesmo tempo que eu e, de São Paulo, me chamou no Skype para me enviar o link. Veio daí  a ideia de compartilhar também com os ocupantes da kombi que carrega os leitores deste blog.

A entrevista foi feita pelos organizadores do evento Fronteiras do Pensamento, que receberia Bauman ontem e anteontem, em São Paulo e Porto Alegre, em conferência ao lado de Edgar Morin. Com problemas pessoais, o pensador polonês, autor de O mal-estar da pós-modernidade e Amor líquido (Zahar) acabou cancelando sua vinda.

O lado positivo é que, na rede, a conversa com Bauman abrange muito mais gente do que a plateia que caberia num auditório.

Chama a atenção o momento em que ele diz que é preciso inventar um paralelo globalizado para o modelo de democracia que conhecemos. Ainda não aprendemos, de fato, como administrar a ideia de igualdade neste mundo em que as fronteiras entre os países foram derrubadas pela comunicação… Mas que as barreiras e os separatismos estão cada vez mais próximos, dentro das cidades, divididas entre bairros “bons” e bairros “difíceis”, só para citar um dos exemplos.

Bauman lembra, ainda, que não é possível ter sua integridade como indivíduo preservada em uma sociedade que não está modulada por uma noção de equivalência e igualdade:

“O indivíduo autônomo e a comunidade autônoma, a politike, só podem existir juntos. Um precisa do outro. Você não pode ser indivíduo numa sociedade tirana, numa sociedade totalitária. Não somos realmente indivíduos.”

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s