Design nas rodas da bike

As luzes do Project Aura deixam o ciclista visível à noite

Saudade de escrever sobre design, por isso pego carona nas bicicletas de Rafael Borelli e Paula Camargo para mostrar projetos incríveis que eles e seus amigos postaram no Facebook. Quem pedala no Rio sabe como é inseguro passar por túneis e trechos sem ciclovia. Imagino que em São Paulo e outras cidades brasileiras não seja muito diferente.

O primeiro é o Project Aura, que, como o nome sugere, cria uma aura de luz para as rodas das bicicletas, impedindo que elas se tornem invisíveis quando cai a noite. Foi desenvolvido pelos suuuuper jovens Ethan Frier e Jonathan Ota, alunos de design industrial da Carnegie Mellon University, de Pittsburgh, Estados Unidos. O vídeo que apresenta o protótipo, abaixo, dá vontade de pedalar*:

O segundo sistema de iluminação é o Revolights, projetado por três amigos de Palo Alto, Califórnia. Ele vai ser viabilizado graças à sua inscrição do site de crowfunding Kickstarter, que já arrecadou mais de US$ 44 mil para as primeiras unidades que vão ser comercializadas.

Por fim, um gadget que é menos fundamental, mas ainda mais charmoso que os outros dois acima. O Light Lane (site do projeto aqui) projeta uma ciclovia luminosa  no asfalto, criando um espaço virtual para o ciclista. Uma graça, quero um. Mas acho que em ruas e avenidas brasileiras é apenas um meio complementar de segurança.

Uma ciclovia para chamar de sua: Light Lane

*Aliás, quando você estiver lendo este post, eu vou estar pedalando: tenho uma reunião no Flamengo usando minha magrela no trajeto que liga o Arpoador ao meu destino. Bom morar no Rio, né?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s