Nóis num semo tatu

O trabalho aí ao lado é uma das imagens de Coleção Vila Medeiros, conjunto de plotagens fotográficas que Lucia Koch criou a partir do encontro com as fachadas de pastilhas coloridas do bairro da Zona Norte de São Paulo. Na montagem de Mapas invisíveis, que será inaugurada terça, na Caixa Vitrine da Paulista, as casas de Vila Medeiros vão ser de ser certa forma a fachada da exposição.

+++

Parto para São Paulo amanhã cedinho me lembrando de um fim de semana em que enfrentei vários supostos estereótipos a respeito desta cidade ao Sul dos trópicos. Na primeira apresentação do U2 no Morumbi, num sábado, me arrepiei inteira ao ouvir o estádio lotado cantando Trem das onze, minutos antes de Bono e The Edge pisarem o palco 360. Coisa linda ver uma música dizendo tanto sobre tanta gente, paulista ou não, bem antes de tantas outras surtirem o mesmo efeito naquela plateia.

Domingo voltei ao estádio. Chovia a cântaros, o resfriado era algo incontornável. Terra da garoa é o cazzo, pensei, entre muxoxos, já sem a euforia da estreia. O mau humor durou até eu começar a reparar na conversa de meus companheiros de arquibancada. Sem dúvida são locais, constatei. Aquela língua tão íntima e ao mesmo tempo tão distante, com seus plurais aleatórios, suas vogais recatadas, suas pausas sonoras. Fiquei ali, pensando naquele jeito de narrar o mundo e de pensar uma cidade. Um jeito ao mesmo vizinho e estrangeiro do meu. Esqueci da chuva.

+++

Parto para a montagem de Mapas invisíveis, amanhã cedinho, ainda feliz com aquela chuva. Peço desculpas – vivo fazendo isso, não é mesmo? – por mais esta cabotinice e mais esta crônica pessoal. E digo que, na exposição, talvez tenhamos desenterrado alguns estereótipos, o que só prova a força de São Paulo.

Uma cidade precisa de repetições e de ícones para estabilizar seus alicerces. Estou certa que, se eles aparecerem, há também sutilezas vindas de um falar e de um enxergar únicos dos 10 artistas que toparam esta viagem para uma cidade que também cresce dentro deles.

+++

Para ver o convite para a abertura, clique aqui. E apareça na terça, por favor.

+++

Trilha para arrumar a mala:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s