Imagem do dia: John Martin

"The great day of his wrath": o mundo sempre à beira do juízo final

Com o mundo ainda no clima de 11 de setembro, a Tate Britain inaugura amanhã a exposição Apocalypse, um panorama da obra de John Martin (1789-1854). Figura importante para a pintura britânica do século XIX, Martin transportou a atmosfera épica e aflitiva das cenas românticas para cenas bíblicas ou que retratam grandes catástrofes, como se o mundo estivesse sempre à beira do juízo final.

Apesar da qualidade de seu trabalho, Martin deu o azar de ser contemporâneo de gigantes como William Turner (1775-1851) e John Constable (1776-1837). Rejeitado pela crítica de seu tempo, foi, no entanto, um sucesso popular, e só agora se reabilita entre os pensadores de arte do Reino Unido.

+++

A pintura que escolhi como Imagem de dia, acima, é The great day of his wrath (1851-3), a mesma que está na “faixa-bônus” deste post: o filme de divulgação da exposição, peça campanha viral da Tate no Youtube desde o último dia 6. Para matar as instituições brasileiras de inveja. Ou de inanição – a causa mortis você decide.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s