NY vê coleção de Rauschenberg

Rauschenberg clicado por Jasper Johns em seu ateliê, Nova York, 1956: coleção é também inventário de amigos

A Gagosian Gallery da Madison Avenue, em Nova York, está com a exposição The Private Collection of Robert Rauschenberg, que fica em cartaz até o dia 23 de dezembro e pode ser uma ótima pedida para quem vai passar as festas de fim de ano por lá.

Figura fundamental para a arte americana no pós-guerra, Rauschenberg tornou mais elásticas as fronteiras entre linguagens e experimentou suportes até então incomuns e considerados precários, como os grandes murais de técnica mista em que mistura pintura sobre papel e colagens variadas, inclusive de vinil adesivo. Homem de muitos amigos e grande estímulo para jovens talentos, trocava trabalhos com todos os amigos que podia e formou uma coleção em que anotações e partituras de compositores como John Cage e coreógrafos como Merce Cunningham e Trisha Brown aparecem ao lado de obras de artistas da importância de Andy Warhol, Cy Twombly, Claes Oldenburg, Willem De Kooning, Jasper Johns, Jean Tinguely, Roy Lichtenstein e John Chamberlain. Também investiu em obras que influenciaram ou ajudam a contar a história da arte recente – comprou peças de Beuys,  Duchamp, Magritte, Muybridge – e em trabalhos de artistas mais jovens que ele, na época em início de carreira, caso do compositor David Byrne e de Robert Mapplethorpe, Bruce Nauman e Ed Ruscha.

É a primeira vez que a coleção do artista é exibida publicamente, graças a uma parceria da Gagosian com a Robert Rauschenberg Foundation.

+++

Veja outras obras que estão na exposição:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s