André Urani (1960-2011)

Morreu ontem o economista André Urani, ex-secretário municipal do Trabalho e apaixonado pelo Rio de Janeiro. Vítima de um câncer avassalador – que, quando descoberto, já tinha tomado o estômago, o esôfago e o intestino – Urani tinha 51 anos e deixa três filhos. Seu corpo vai ser cremado hoje, às 14h, no Cemitério do Caju.

Italiano de nascimento, virou carioca por escolha: como presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e da Sociedade, se transformou em uma das cabeças que mais pensou o presente e uma das vozes que mais projetou o futuro desta cidade.

“O Rio deixou de ser um samba de uma nota só de petróleo. O momento é mágico, mas não podemos largar o osso. Temos que nos apropriar do futuro”, disse ele na palestra para o TEDxRio, em fevereiro deste ano, que você vê no vídeo acima.

Em sua participação no evento, Urani relata publicamente sua doença – e a transformação de sua identidade através dela -, usando brilhantemente o câncer como introdução e metáfora para falar da “doença” do Rio de Janeiro. Afirma que a cidade também perdeu sua cara nos últimos 50 anos, por conta do abandono público e da diáspora de talentos para São Paulo e cidades fora do Brasil. E procura traçar estratégias para que se saia do problema. Com açúcar e com afeto, cita canções de Paulo Vanzolini e Legião Urbana como plataforma para defender de forma inflamada a economia criativa, verdadeira vocação do Rio.

Sua paixão era capaz de envolver a qualquer um – e ainda é, porque o mundo também mudou depois que o YouTube e a internet passaram a dar sobrevida a momentos e pessoas especiais.

Grazie, André!

+++

Meu eventual leitor, insisto: veja cada segundo deste vídeo. Tem mais de 21 minutos, eu sei, mas é ganho de tempo. Acredite em mim. Beijos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s