#Rio365_arte

Começa hoje o projeto Rio365, primeiro documentário fotográfico de uma cidade criado pelas pessoas que circulam nela todos os dias, tendo a rede social Instagram como plataforma.

Serão 52 semanas de projeto, e cada uma delas vai ter um tema – ou “missão”, como os usuários do Instragram, os igers, preferem falar. Cada missão vai gerar 7 fotos selecionadas por uma junta de curadores – uma para dia da semana. No fim do projeto, as 365 fotos selecionadas serão reunidas em uma exposição e um livro. As melhores fotos concorrem a Ipads ao longo do processo e também a um Iphone no fim da maratona.

Qualquer um  pode participar, inclusive os idealizadores e curadores. Estes, no entanto, não pode ser premiados e nem selecionados, pelo código de ética básico de qualquer projeto. A regra vale também para os funcionários das empresas envolvidas em Rio365, que foi concebido e tem coordenação geral de André Galhardo. Para integrar esta gigantesca galeria virtual, basta postar suas fotos no Instagam com a tag correspondente ao tema da semana. A primeira semana, que vai gerar fotos postadas entre hoje e domingo, tem como tema “Arte no Rio de Janeiro”.  Sou curadora desta semana, ao lado do artista Raul Mourão (@raulmourao) e do pesquisador e curador Fred Coelho (@pauperia). Vocês me acham no Instagram como @daniname.

Em “Arte do Rio de Janeiro” desejamos imagens que interpretem de forma criativa e arrojada exposições, obras públicas e tudo aquilo que você considera arte. As fotos podem ser feitas com celular, tablets ou máquina fotográfica, mas só está no páreo o que for postado no Instagram e com a tag correta. A etiqueta/tag desta missão sobre arte é o título deste post:

#Rio365_Arte

Rio365 é patrocinado pela Light, através da Secretaria de Estado de Cultura/Lei do ICMS. O projeto tem apoio da Superintendência de Museus do Estado (SMU), e isso não ocorre por acaso. Museu virtual pode ser museu real e esta imensa galeria colabora para que a cidade se transforme em um acervo produzido e pensado por seus moradores e visitantes. “O Rio é uma cidade de cidades misturadas”, como já nos ensinou a canção. E a encruzilhada de imagens geradas pelo Rio365 vai nos mostrar esta mistura – além de guardá-la para o futuro.

O perfil do projeto no Instagram é @Rio365 e você chega ao blog do projeto clicando aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s