Francis Alÿs, Fabiola

Divulgação
“Fabíola” na montagem da National Portrait Gallery, em Londres

A Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugura amanhã, para convidados, e sexta-feira, para o grande público, a exposição Fabiola, de Francis Alÿs, que já esteve em cartaz na National Portrait Gallery, em Londres;  além de Espanha, Suíça e Peru.

A "Fabíola" original, de Henner
A “Fabíola” original, de Henner

A mostra é uma instalação com mais de 400 retratos de Santa Fabíola. Pouco conhecida mesmo pelos católicos mais fervorosos, a santa se transformou em uma obsessão para o artista belga, que nos últimos 15 anos garimpou feiras de antiguidades e mercados de pulgas na Europa e nas Américas atrás de reproduções do retrato criado por Jean-Jacques Henner (1829-1905). “Santa Fabíola”, a pintura  original, é de 1885, mas está desaparecida desde 1912. Mesmo assim, continua sendo copiada à exaustão por artistas amadores de todo o mundo.

Uma discussão sobre colecionismo, sobre a História e as histórias e sobre o poder das imagens, Fabiola vem sendo montada em museus que tenham acervos ligados às memórias nacionais e estaduais. Alÿs tira partido das ambiguidades entre aparência e essência, já que numa primeira vista os retratos são todos iguais, e aos poucos vão se revelando em suas diferenças: alguns levaram camadas de materiais pouco comuns, como grãos de feijão.

Fabiola é atravessada ainda por questões sociais e de gênero. Canonizada em 547 por conta de seu trabalho de caridade junto aos doentes e pobres, a romana Fabiola teve um primeiro casamento infeliz e por isso teve a ousadia de se divorciar e tentar ser feliz em um segundo matrimônio.  Sua biografia faz com que seja reconhecida pelos fiéis como a protetora das mulheres com casamentos infelizes ou que sofrem maus tratos, das vítimas de adultério e das viúvas.

+++

Francis Alÿs apresentou um dos trabalhos mais inquietantes da 29a Bienal de São Paulo, com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias. Escrevi sobre ele aqui. Fiz também um vídeo tosco que você vê aqui.

One thought on “Francis Alÿs, Fabiola

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s