Tomie – 7 cartas e 2 sonhos

tomie-ohtake1

Quando soube da morte de Tomie Ohtake hoje, primeiro lembrei nossos encontros no meio de arte, o último ano passado, em sua casa e São Paulo. Sua cama já tinha sido posta no meio do ateliê, para que ela tivesse menos deslocamentos, mas ela ainda pintava com entusiasmo, deslocando-se com graça em sua carreira de rodas. Só depois me dei conta que tomei contato com sua obra através da morte. No Colégio de Aplicação da Uerj, onde estudei a partir do ensino médio, um professor de literatura (e não lembro qual, talvez Cristina Lírio Gurgel) pediu que a turma lesse 7 Cartas e 2 sonhos, de Lygia Bojunga Nunes, todo ilustrado por Tomie Ohtake. Duas craques numa única edição.

Lygia conta a amizade de um menino e seu vizinho pintor. O narrador mora em Petrópolis, atinge a puberdade em meio a uma crise familiar, e a névoa que cobre a cidade tem muito a ver com o estado mental de opacidade em que se encontra. O que ele não sabe, mas é obrigado a descobrir, é que seu amigo artista tem problemas ainda muito mais graves que os dele.

tomie 7 cartasO menino acha um livro sobre Tomie no ateliê do amigo. E então escreve 7 cartas e conta dois sonhos para a artista, comentando suas pinturas, e as cores e formas de sua obra abstrata auxiliam aqueles jovens – o que conduz a história e aqueles que a enfrentam com a leitura – a lidar com o golpe da morte de alguém tão próximo. Hoje, já adulta, vejo que é como se a pintura de Tomie, tão caligráfica, emitisse também suas cartas de resposta.

Depois que lemos o livro, Glauce Milhazes, nossa professora de artes, mandou que pegássemos um ônibus para ver a estrela de Tomie na Lagoa e sua exposição na galeria Ipanema. Era preciso ir de ônibus, andar pela cidade. Fazia parte do trabalho. Não demorou e acompanhamos, estarrecidos, a polêmica em torno da estrela. Mas isso é outra história.

Procurem 7 cartas e 2 sonhos num sebo. Pela literatura, por Lygia, por Tomie. Livro que nasce de outro, e que tem a pintura que existe no mundo movimentando vidas inventadas, esta é uma obra contida na forma e gigante no golpe. Haikai, Cerimônia do adeus.

Arigatou gozaimashita, Tomie.

4 thoughts on “Tomie – 7 cartas e 2 sonhos

    1. Realmente está esgotado, Michelle. Eu mesma não estou encontrando o meu… Sorte que tenho amigos que ainda o têm. beijos e boa sorte no garimpo.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s