sobre mim

Crítica de arte e curadora, moro no Rio de Janeiro. Sou mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ e faço Doutorado em Comunicação pela mesma universidade, onde também cursei a graduação em Jornalismo.

Escrevi os livros Amélia Toledo – Forma Fluida (2015), Almir Mavignier (2013), Norte – Marcelo Moscheta (2013) e  Espelho do Brasil  – A arte popular vista por seus criadores (2008).

Ao lado de Gabriela Dias, formo a Artéria, dupla que procura transformar a experiência do usuário/observador de livros, exposições, aplicativos e intervenções urbanas. Nosso primeiro projeto foi Rio de Machado, que pode ser conhecido também através de sua página no Facebook.

36 thoughts on “sobre mim

  1. Olá Daniela!

    Meu nome é Patricia e sou estudante de Turismo da UFRRJ e pretendo fazer meu TCC sobre Turismo Literario no Rio de Janeiro. Durante minha pesquisa me interessei em falar sobre Machado de Assis e acabei me deparando com o seu aplicativo e o achei muito interessante e bastante dinâmico. Gostaria de saber se poderia estar entrando em contato por algum endereço de email e se você poderia me responder algumas perguntas em relação ao aplicativo .

    Att,

    Patricia Pereira

    Gostar

  2. Fechar as portas enquanto gostam da gente, legal. Melhor do que fechar as portas para nós quando somos colocados para fora. Essa editora na minha opinião agiu com sabedoria. Gostei da sua análise.

    Liked by 1 person

  3. Oi Daniela, tudo bem?Meu nome é Bruna, tenho 19 anos e sou estudante de Jornalismo. Estou fazendo um trabalho sobre o Nino Cais, mas preciso de uma pessoa que conheça bem o trabalho dele, e percebi que você conhece!não encontrei tudo que preciso dele na internet, como por exemplo coisas sobre a 1° obra dele, como ele se inspirou ,noticias sobre seu período tentando ser padre, enfim, mais coisas sobre a vida dele. Você poderia me ajudar?ou me enviar o email dele, não sei!estou te enviando o meu email, se você pudesse entrar em contato comigo ficaria muito feliz.Obrigada!
    Bruna

    Gostar

  4. Olá Daniela Name,
    Li uma matéria sua na revista Bravo! (Outubro/2011) sobre o pintor Amadeo Modigliani. Meus parabéns! Gostei muito da matéria e das obras dele.
    Só uma pergunta, na matéria vc comenta que haverá uma exposição de obras dele neste ano de 2012, onde e quando será?
    Obrigado,
    Miguel.

    Gostar

    1. Oi, Miguel,
      Obrigada pela visita e pelos comentários. A exposição do Modigliani estreou em Vitória e agora está aqui no Rio de Janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes. Um abração!

      Gostar

      1. Olá Daniela,
        Olha, que pena! Pensei que a exposição iria para São Paulo também. O RJ é muito longe para mim, rsss. Bom, valeu pelas informações. Abrs !

        Gostar

  5. Oi Daniela, tudo bem? Sensacional o seu post da Piraquê. Conheci você e seu blog através dele. Como consumidor assíduo de cream cracker com manteiga aviação, até hoje acho que a Piraquê foi a falência por causa da mudança de embalagens. Mas estou te escrevendo por um outro motivo. Não queria que uma pessoa inteligente e entendida no assunto como você me levasse a mal. Você não acha que está na hora de transmitir toda essa sua bagagem no assunto para criar um site com um design melhorzinho e mais moderno? Aproveita, entra na conta do wordpress e compra um dominio .com, para o seu blog virar http://www.daniname.com . O dominio está disponivel!
    Bjs!

    Gostar

  6. Oi Daniela, a Débora Garcia trabalha comigo aqui no Canal Futura e me deu seu recado sobre o Documentário que produzi sobre J. Carlos. Qualquer coisa, basta entrar em contato comigo, ok?

    Abs!

    José Brito Cunha

    Gostar

      1. Oi, José!

        Finalmente mandei um email para você. Só agora estou de fato arregaçando as mangas para a exposição.
        Se puder, manda seus contatos!

        Beijos

        Gostar

  7. Daniela, acompanhei com bastante interesse a discussão e toda a polêmica gerada a partir de seu post sobre o resultado do Prêmio MArcantonio Villaça. Fui um dos artistas que se inscreveram e que não foi selecionado. Toda a discussão sucitada em seu blog me inspirou a criação de obra de arte, com a qual gostaria de lhe presentear. Trata-se de um objeto razoavelmente pequeno, de aproximadamente 40 x 30 x 10 cm. Como moro em Belo Horizonte, gostaria de poder lhe enviar a obra pelo correio. Seria possível? Um grande abraço
    Lamounier Lucas

    Gostar

    1. Oi, Lamounier, agradeço demais sua gentileza, mas acho que, como curadora e mantenedora deste espaço público, não seria ético aceitar uma obra de presente por parte de um artista, ainda mais sem haver um envolvimento entre nós em torno de um projeto específico, em comum.

      De qualquer forma, agradeço sua intenção e fico feliz pelo blog ter servido como uma espécie de alavanca para sua criatividade.

      Um abração,
      Daniela

      Gostar

      1. Oi, Celso! Quem sabe? Meu pai era o jornalista Otávio Name, morto em 1978. Sou neta de libanês. Onde vc mora? Se quiser, me escreva diretamente para o e.mail daniname@gmail.com. Abração!

        Gostar

    1. Hola, Gervasio!

      Mucho gusto!

      Leeré su blog.

      Me gusta muchísimo Torres García y quiero conocer mejor el arte contemporánea en su país.

      Pero amo Uruguay por otra razón, también. Mi equipo de fútbol es Botafogo (Rio de Janeiro) y Sebastián Loco Abreu es mi ídolo.

      Gracias por su messaje,

      Abrazos,
      Daniela

      Gostar

  8. Oi Dani,tudo bom?
    Hoje sinto uma grande necessidade de mostrar o meu trabalho,gostaria de saber como posso lhe encaminhar meu portfólio?
    Obrigado
    Abraços
    Levy Hu

    Gostar

  9. Sou Bióloga e estudante do curso de Bacharelado em Lazer e Turismo da USP. Na aula de artes ocorreu uma discussão sobre o mesmo assunto, e a professora defendeu os artistas que utilizam animais em suas obras.
    Eu defendo que a criatividade de um artista também é afetada pelo grau de psicopatia presente em sua personalidade.
    Segundo Robert Hare, psicólogo canadense, criador da escala usada mundialmente para medir a psicopatia, são características de psicopatia: ausência de sentimentos morais – como remorso ou gratidão –, extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação. Quando criança apresenta comportamentos cruéis em relação a outras crianças e animais, é hábil em mentir olhando nos olhos do interlocutor, mostra ausência de remorso, de gratidão e falta de empatia de maneira geral, isso já sinaliza um comportamento problemático no futuro.
    Resta saber, qual a relação dos artistas, com os animais em sua infância.

    Declaração Universal dos Direitos animais:
    1 – Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
    2 – Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
    3 – Nenhum animal deve ser maltratado.
    4 – Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
    5 – O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
    6 – Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
    7 – Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
    8 – A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
    9 – Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
    10 – O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

    Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98

    É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.

    Pena – Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.

    Parágrafo 1°. – Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

    Parágrafo 2°. – A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s).”

    Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são: abandono; manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis; deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico; envenenamento; agressão física, covarde; mutilação; utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento; não procurar um veterinário se o animal estiver doente.

    Isto serve para os animais domésticos, também cavalos, animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas e animais silvestres.

    A lei existe para ser cumprida pelo artista, pelo policial, pela criança, por todos. Enfim, a sociedade é culpada, pois assiste a tudo como se fosse normal.

    Parece claro, para os artistas “os fins justificam os meios”.

    Gostar

  10. Olá Daniela, tudo bem?

    Mandamos um e-mail para voê mas também estamos tentando um contato por aqui! 🙂

    Estamos fazendo TCC sobre a aplicação dos princípios da Gestalt no Design de embalagens. Pesquisando, encontramos seu blog e o post do caso piraquê, sobre as embalagens da Lygia Pape e a mudança que ocorreu no ano passado. Uma coisa que queremos saber, é se existe alguma pesquisa ou artigo que mostre se isso afetou na venda dos produtos, se houve uma queda, se continuou como estava, ou até mesmo se houve aumento nas vendas com esse redesign.

    Grata pela sua atenção!
    Abçs.

    Gostar

    1. Oi, Marcelo, tudo bom?
      Esta pesquisa não tenho e nem sei onde você poderia encontrar.
      Duvido um pouco que a Piraquê, que nem tinha mudado ainda as embalagens em seu próprio site, tenha isso…
      Mas uma boa saída talvez seja fazer pesquisa de campo nos mercados, via entrevistas. Assisti a pessoas confusas.
      Fiz uma pesquisa sobre a história do desenho da Lygia Pape para a exposição “Diálogo concreto”, que foi montada em 2008/2009 no Rio e em São Paulo.
      O catálogo está aqui neste link, com o texto na íntegra e algumas imagens das embalagens originais.

      E, sobre qualquer informação histórica, estou às ordens e posso te ajudar em outras fontes.
      Beijos e boa sorte!

      Gostar

Deixe um comentário