banco de portfolios

O objetivo deste Banco é divulgar gratuitamente a nova produção brasileira de arte contemporânea, melhorando a comunicação e o (re)conhecimento entre artistas, críticos e curadores.

ENVIE SEU PORTFOLIO para banco.portfolios@gmail.com

Ele deve ser um PDF com uma apresentação organizada, como as enviadas para os júris de salões e prêmios. Precisa, obrigatoriamente, conter os contatos do artista. Não serão aceitos links de blogs e sites de fotos.

IMPORTANTE: Os que quiserem criar sua própria conta no Issuu, não só para o próprio portfolio, mas outras publicações, ajudam muito. Neste caso, podem enviar para o e.mail do Banco apenas o link para o portfolio que já está lá. Assim vai mais rápido, porque mantenho o blog-de-uma-mulher-só e os downloads levam mais tempo… Mas tudo que chegar dentro dos conformes vai para o ar, mais cedo ou mais tarde.

ARTISTAS PARTICIPANTES, em ordem alfabética:

Alessandra Vaghi

Alice Shintani

Amanda Mei

Ana Holck

Ana Hupe

Ana Muglia

Ana Paula Albé

André Andrade

Andrea Facchini

Adriana Maciel

Angella Conte

Antonio Malta

Argênide

Bárbara Lopes

Bruno Vieira

BonGiovanni

Cadu Lacerda

Camila Alvite

Carla Einloft

Carlosmagno Rodrigues

Carolina Martinez

Carolina Veiga

Carol Lucena

Caroline Valansi

Cesar Fujimoto

Chica Batella

Chico Fernandes

Claudia Laux

Claudia Hersz

Claudia Matos

Cristiane Geraldelli

Cristina Amiran

Daniel Lannes

Daniel Toledo

Danielle Carcav

Duda Valle

Eloá Carvalho

Elton Lucio

Fabio Carvalho

Fabrício Carvalho

Fabio Tremonte

Felipe Cama

Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos

Gabriel Borem

Gabriel Gimmler Netto

Gabriela Noujaim

Gina Dinucci

Gisele Camargo

Gui Mohallem

Gustavo Saiani

Gustavo Torrezan

Hugo Houayek

Ismael Monticelli

Jaqueline Vojta

Jefferson Svoboda

James Kudo

Joelson Bugila

Julia Czekö

Julia Vaz

Juliana Kase

Juliana Notari

Julio Tigre

Laila Terra

Leandro Pereira

Leonardo Fanzelau

Leonardo Ramadinha

Letícia Lampert

Leticia Tandeta

Lívia Paola Gorresio

Louise D.D.

Lucas Simões

Luciana Knabben

Luis Ratto

Luiza Baldan

Magda Rebello

Manuela Leal

Marcel Fernandes

Marcelo Moscheta

Marcius Galan

Maria Lynch

Maria Mattos

Mariana Maia

Mário Grisolli

Matheus Rocha Pitta (versão em inglês)

Monica Nudelman

Monica Tinoco

Nara Amélia

Ni da Costa

Nino Cais

OPAVIVARÁ!

Patricia Brasil

Patricia Gouvêa

Paulo Mendes Faria

Pedro di Pietro

Pedro Varela

Rafael Adorján

Rafael Perpétuo

Raul Leal

Ricardo Toledo

Ricardo Villa

Rebeca Rasel

Renata Cogui

Renata De Bonis

Renata Egreja

Roberto Barciela

Roberto Muller

Rodrigo Mogiz

Rodrigo Rosa

Tales Sabará

Tatewaki Nio

Túlio Pinto

Ursula Tautz

Yara Pina

47 thoughts on “banco de portfolios

  1. Olá. Quero parabenizá-la pela iniciativa de divulgação dos portfólios e produção dos artistas. Tenho interesse em publicar o meu portfólio em seu banco. Gostaria se saber detalhes das regras de inscrição, por exemplo: se ha limite na quantidade de imagens e páginas para serem enviadas.
    Muito obrigado.

    Gostar

  2. You share interesting things here. I think that your blog can go
    viral easily, but you must give it initial boost
    and i know how to do it, just type in google for – mundillo traffic increase
    go viral

    Gostar

  3. Olá Daniela Name . Sou professora de design e estou fazendo um livro sobre práticas experimentais em projeto. Para aprofundar a reflexão teórica fiz um capítulo sobre arte concreta e neoconcreta e faço a citação de seu texto sobre a artista plástica Ligia Pape. Nesta citação você esclarece dados importantes sobre a criatividade da artista para resolver a problemática projetual da criação de embalagens. Gostaria de entrar em contato para saber se está de acordo e nesse momento estou fazendo a revisão para publicação.
    Meu e-mail é lanazarone@hotmail.com

    Obrigada
    Atenciosamente

    Eliana Zaroni

    Ficarei grata pelo seu retorno

    Gostar

    1. oi, carlos andré. este não é um espaço de divulgação apenas porque as pessoas são artistas. é um espaço de reflexão a partir do meu conhecimento sobre arte. espero que compreenda.

      Gostar

      1. Ola Daniela gostariaa de co vidala para participar e ajudar a organizar um Forum de design. Meu whatsapp 999446367 Eliana Zaroni

        Gostar

      2. Ola Daniela gostariaa de co vidala para participar e ajudar a organizar um Forum de design. Meu whatsapp 999446367 Eliana Zaroni

        Gostar

  4. Dani,
    Seu blog é muito bom! Achei por acaso, como acontecem com as melhores coisas da vida. Estou com ele aberto há 3 dias e de vez em quando fico olhando os portfolios. Sem falar que o “Pronto, falei” do seu post sobre a feira virou meu guia espiritual da semana.
    Pronto, falei.
    Beijos,
    Paula

    Gostar

    1. Ei, Paula, que honra sua visita!!!!!! E que bom que temos o mesmo #prontofalei, assim não falo sozinha 🙂 Beijosssssss e adorei te conhecer ao vivo na SP Arte.

      Gostar

  5. Olá Daniela! Parabéns por sua iniciativa!
    Já estou há um tempo querendo enviar meu portfolio. Dei uma olhada nos que estão publicados e queria saber se basta ser um PDF. Pode ser em qualquer tamanho de página? Você que faz aquele lance das páginas que viram? É melhor se for um PDF com páginas spreads?
    Beijos!
    Amalia

    Gostar

  6. Oi Daniela,
    Parabéns por sua iniciativa!
    Gostaria de enviar meu portfolio e dei um olhada nos que estão publicados. Queria saber se basta ser um PDF. Em qualquer formato de página? Você que faz aquela apresentação em páginas que viram? É melhor se for um PDF em spreads?
    Beijo!
    Amalia

    Gostar

    1. Amalia,
      essa eu posso ajudar.
      É melhor que sejam páginas independentes, pois o Issuu, site onde a Dani hospeda os portfólios, já faz o esquema de livrinho, e se vc mandar em spread, no final vao ficar 4 páginas de cada vez, ao invés de 2.
      abraços!

      Gostar

  7. Olá, Daniela,

    Parabéns pela iniciativa, estou divulgando para várias pessoas o seu blog!

    Me inscrevi no issuu e coloquei o arquivo conforme a sua orientação.
    Já enviei para Vc, espero que esteja dentro dos conformes.
    Qualquer alteração, é só me avisar.
    Um abraço!

    Gostar

  8. Parabens querida Daniela.
    Vejo que conseguimos pescar uma alternativa grande para podermos abrir os portifolios aonde quer que estejam.
    Ja divulguei bastante e continuarei, e tenho certeza que este projeto ira crescer bastante.
    Que ótima iniciativa.
    Parabens novamente.
    Beijos, e nos vemos em breve.

    PS: ja ja mando o meu tb.

    Gostar

  9. Querida Dani,

    Acho a iniciativa aqui do banco super-louvável, mas juro que queria ver uns portfólios “errados” também.

    Eu tenho dúvidas sobre o quanto o artista precisa realmente “mastigar” a apresentação de sua pesquisa numa linguagem que facilite a vida para nós, que nos acostumamos a querer ver o máximo de coisas e a “zapear” rapidamente quando algo está “equivocado” ou dá um pouco mais de trabalho para compreender.

    Tudo bem, você quer passar num edital e quer enviar as informações num formato que facilite a vida dos jurados. Mas acho que tem um limite aí nessa facilitação, e que depende da poética particular de cada artista.

    A gente fica tão acostumado a essa lógica profissionalizante do mundo corporativo, de objetividade, clareza, coesão, de padronização para facilitar a comparação, avaliação, etc, etc [e fico bem à vontade para falar disso porque venho desse universo], que esquecemos que estamos falando também de arte, de artes visuais, de artistas, e de liberdade.

    É claro que gosto de ver “bons portfólios”, mas também adoraria ver aqui uns papéis de pão rabiscados [em pdf!], ou umas coisas muito “erradas”, fora do padrão, e ter que me desdobrar para fazer a minha leitura sobre o trabalho, sobre o artista… E me encher de dúvidas. Algo que considero ser uma experiência diferente de “avaliar”.

    Gostar

    1. Oi, Alice!

      Adorei seu comentário. Uma de minhas reflexões quando comecei a analisar o Marcantonio Vilaça este ano foi justamente a questão do portfolio. Não considero que esta “profissionalização” tenha que ser a única regra para se julgar um artista. Ao “subir” os portfolios para o Banco, não estou julgando carreira do artista, trajetória, qualidade dos trabalhos… nada. Estou apenas pedindo que tenha alguma narrativa e os contatos do artista, além de estar no formato PDF, porque, como sou uma só, não consigo dar conta de subir arquivos de formatos diversos. Alguns emails chegam com 8 ou nove links (!!!). Como postar, né? Mas vou torcer para alguém usar esta “plataforma” para fazer o portfolio em papel de pão, tecido, rabiscado… e ponha seu email e telefone na última página, ou na primeira. heheheheheh

      Liked by 1 person

  10. Oi Dani, tudo bem?
    Tem um limite de imagens? Vale mandar para este email indicado um link pra vc fazer um download do portifólio? Quais são os dados necessários que tem que ser incluídos? Pensei em mandar aquele que já te enviei em dezembro, mas atualizado.
    Um beijo!

    Gostar

    1. Oi, Patricia, o limite é o do bom senso, da priorização (que testa também a capacidade do artista ao falar da própria obra ) e da organização. Não estou dando orientação de propósito. Vcs têm que saber como se apresentar. rs rs rs

      Gostar

    1. Prezado Hélio,

      Não sei quem está por trás de tão lindo personagem, mas adoro gente bem humorada. Gostei de você ter escrito aqui. Não há uma seleção, na verdade. Só um formato definido, que o PDF. O objetivo é botar as obras dos artistas no ar, usando o Portfolio – que muito critiquei como critério único de avaliação dos prêmios, não sei se você leu – como forma de comunicação. É quase um treino para os artistas e para nós, curadores. E uma forma de a gente se conhecer melhor sem a pressão de um salão ou concurso.

      Hélio, como você é uma fantasia, acho que vale a pergunta em tempos momescos: vai desfilar na sua Mangueira este ano? O enredo é lindo: Nelson Cavaquinho. O verdadeiro HO iria se emocionar, tenho certeza.

      Um beijo, sem mais,
      Daniela.

      Gostar

Deixe um comentário